terça-feira, 1 de maio de 2012

O Exercício da Humildade


Me sinto exatamente como essa formiga aí em cima, o acaso ou o Poder Supremo tudo podem ... eu formiguinha.
Frágil, pequena e o pior é que tenho total consciência do pequeno latifúndio, que me cabe aqui neste Planeta "Formigueiro" onde "formigas" acham que podem com "dedos" .

O assunto humildade é abstrato e inexistente para algumas " formigas " elas levam suas folhinhas por aí sem se importar com as outras que caem na sua frente, prontamente elas passam por cima, sem compaixão . E assim a vida segue no "formigueiro", até que um dia um "dedo" desavisado ...

A palavra humilde parece que vem de "húmus" e tem a ver com a terra e a capacidade de ficar próximo da terra . Realmente dobrar os joelhos e abaixar nossas cabeças próximas da terra, é uma representação de humildade . João Paulo II fazia exatamente isso, quando chegava a um país , o Papa Humilde se ajoelhava e beijava o solo da pátria que o recebia. Jesus andava em cima de um burro, se estivesse a cavalo seria um conquistador ! Ambos queriam demonstrar através de seus atos a humildade.

" Os humilhados serão exaltados." Tenho observado que a frase ao lado é totalmente verdadeira. Quando o nada se instala em nossa vida, se acreditar ... Vai ser feita a Luz !
O problema é que ficamos distantes de todas as virtudes, "desligamos" os canais que nos ligam com o Universo. Certo dia precisamos de ajuda, e achamos com nossa auto confiança habitual, que vamos ser atendidos. Santinhos são retirados das carteiras e amuletos são usados para pedir e pedir.
Se você economizar o seu dinheiro vai precisar ir ao Banco pedir dinheiro emprestado ? Acredito que não.
Acho que com o Supremo acontece o mesmo, faça a sua "poupança" e a resposta virá. Tenha boas atitudes, seja humilde com suas recompensas, que o Universo vai prover mais e mais.

Reza a lenda que o Grande Julio Cesar tinha um homem que vivia ao seu lado descrevendo os seus defeitos. Ele lembrava ao Grande Imperador que ele era um homem e todas as limitações que isto traz. Quantos homens poderosos hoje por seus atos já nos sinalizam que já perderam o chão? Já não estão aqui, são verdadeiras entidades divinas?! Acima do bem e do mal ?! Tenho pena, quando o cão negro (destino ) chegar. A Lei do Retorno, vem nos nossos anos 9 ou 8 , ela vem é só esperar.

Frase de São Gregório que gosto muito : " A humildade é uma descida rumo as alturas do amor."
A humildade deve ser praticada de coração, não por servidão. A servidão não constrói, ela anula nossa vibração positiva.

A humildade tem sua hora e quando ela se faz presente na hora certa é emocionante :
O artista que se curva para a sua platéia, é um gesto de pura humildade.
No templo quando os fiéis dobram os joelhos.
Os que pedem pelos outros.
Os que ajudam em segredo.
Os que carregam o "piano" para outros tocarem.
Os trabalhadores em geral que constroem e as vezes não podem ver sua obra terminada.

Hoje Dia do Trabalho, minha lembrança neste dia, é sempre do Senna que partiu em um dia 1 de Maio. Senna era um homem humilde, já era um piloto famoso, mas estava sempre preocupado com os seus colegas de profissão. Após o seu acidente fatal, foi encontrado em seu bolso, uma bandeira da Áustria, pretendia homenagear o piloto que havia falecido mais cedo.
Criou uma Fundação para crianças, que hoje é dirigida por sua irmã, que faz um trabalho precioso.

O Exercício da Humildade nos faz voltar para a figura lá em cima...
Existem limites, podemos muito menos do que achamos, repensar as nossas atitudes nos fará "formigas" mais fortes.

Fiquem bem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário