quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Chegou ! A Mangueira Chegou !

Certa ocasião a Mangueira, precisava de um fiador para a sua quadra , o Palácio do Samba . Um homem famoso e ídolo do Planeta , ajudou a verde e rosa .... Esse bondoso homem foi Pelé !

Na época das vacas magras , Mangueira era até considerada uma escola de gosto duvidoso, as cores verde e rosa não combinavam . Comerciantes dos bairros próximos ajudavam a escola de samba que fica aqui entre os bairros do Maracanã e Vila Isabel . Hoje em dia, existe uma liga das escolas, a escola recebe ajuda financeira e busca patrocínio em grandes instituições .

Lembro do Carnaval do Super campeonato da escola, foi na inauguração do Sambródomo , Braguinha era o enredo da Manga o carnavalesco Max Lopes colocou na avenida a escola com todos os tons de verde e rosa . Lindo aquele carnaval ! No desfile das campeãs, a Mangueira passou e não satisfeita voltou e o desfile acabou na concentração !!!! Fato que nunca mais se repetiu !!

Eu já desfilei na Mangueira tempos atrás, experiência fantástica ! Posso adiantar que existe uma curva na Marques de Sapucaí depois da concentração que leva até a avenida ... Depois da curva a visão é irreal !!! As arquibancadas se agitam o coração dispara é muita emoção ... A visão que se tem ali de baixo na passarela do samba vale a experiência de uma vida !!!

Antes do desfile , vi de pertinho figuras famosas do samba , cinema e da sociedade todos ali juntos em torno de uma religião : A Mangueira !

Infelizmente , minha Manga se perdeu em enredos comerciais e problemas extra quadra . Não tenho gostado dos enredos e a escola tem desfilado sem garra .... Talvez por causa da ganancia de alguns presidentes de ala, que colocam os preços das fantasias proibitivos para o povo, que realmente ama a escola .

Jamelão que morava em Vila Isabel , estacionava seu carro no lugar onde eu costumava lavar o meu . Era um homem alto e já mais velho parecia carrancudo, mais certa ocasião o mestre me fez rir muito com um comentário : " O cara me pediu um autógrafo e me chamou de puxador de samba ? Existe puxador de carro ! puxador de maconha ! Eu sou intérprete de samba, !!!" Ele estava acompanhado do cantor Odair José , aquele da música da pílula , falavam alto e riam ! É essa a imagem que guardo do saudoso " Jamela " . Parecia sério , mas do nada vinha com uma dessas !

As pessoas que moram em Vila Isabel um bairro aqui no Rio de Janeiro , ficam divididas entre as duas grandes escolas da vizinhança : A Mangueira e a Vila Isabel (a escola do Martinho) .

Existe uma briguinha entre a Mangueira e a Portela ... Certa ocasião em seu desfile a Portela exibiu uma cobra verde e rosa !

Este ano a Mangueira faz homenagem ao bloco Cacique de Ramos ! Ano que vem o enredo não é o seu " puxador " eterno , mas seu Comandante eterno na avenida : Jamelão !
Durante o meu desfile na Mangueira vi e ouvi várias vezes , Jamelão organizar a harmonia da escola . Merecida homenagem e sinto cheiro de campeonato em 2013 !!!

Pedindo perdão aos que torcem para outras agremiações ... Sou Mangueira !!!

A Estação Primeira de Mangueira amada por muitos e respeitada por todos ! Hoje nessa véspera de Carnaval , desfilou aqui no meu Cantinho dos Números .

Aproveitem o Carnaval para refletir também, o ano de 2012 será difícil !

A Música de hoje é do poeta e mangueirense Chico Buarque : " Todo mundo te conhece ao longe .... Pelo som dos teus tamborins .... E o rufar de seus tambor ... Chego ô ,ô , ô , ô ! A Mangueira chego ô, ô !

Fiquem bem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário