terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Otelo e o Monstro



Depois de uma tragédia real, A Tragédia de Santa Maria, um Post que bateu todos os records em acessos aqui. Resolvi escrever, sobre uma Tragédia que foi escrita por um Mestre, o Senhor William Shakespeare, um escritor que com as suas tragédias nos faz sempre refletir.
Gostaria de Agradecer a todos ! O Carma Coletivo e a Tragédia de Santa Maria, são dois Posts que fazem valer a minha presença aqui. Edificar e consolar é a minha missão, está valendo !

Estamos em 2013 um ano 6 ! Um ano de problemas familiares, casais, famílias em geral vão ser particularmente afetadas neste ano. Separações e principalmente crimes ! O que mais pode atrapalhar, acabar ou mesmo provocar um trágico fim em uma relação ? Posso responder ? O ciúme !

No início somos sempre a unidade, quando passamos a ser o 2, devemos ter calma. A energia da Chave 2 é pausa, gestação e reflexão. Devemos observar o outro, respeito é importante para o progresso na chave 2.

Otelo era um Mouro, um homem poderoso, sagaz e afortunado, mas Otelo continuava sendo apenas um Mouro. Desdêmona era linda ! Uma mulher que se apaixonou por Otelo. Sua paixão era pelo homem, doce , sensível e carinhoso. Desdêmona amava e amava, como deve ser o amor, amar é confiar !

Apaixonados viviam a sua paixão ! Era lindo demais ! Infelizmente, a felicidade alheia incomoda, como diz a canção : " Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá ..."

Não vivemos em uma ilha, vivemos cercados por pessoas, estas pessoas e suas energias podem nos ajudar ou destruir. Assim aconteceu com o nosso Casal, um homem poderoso que se humilha por sua amada, um pequeno tesouro. Ao seu lado um "amigo" próximo, decidiu separar o Casal.

Otelo promoveu um jovem tenente Cássio, bastou isto e toda a sua felicidade, para que seu ajudante de ordens Iago ficasse transtornado.
Na verdade a felicidade de Otelo e Desdêmona, incomodava profundamente Iago. O poderoso Otelo não sabia, mas o seu maior inimigo estava ali ... ao seu lado.

Iago era invejoso e comentou : " Vai ser fácil destruir Otelo, ele confia em mim. "

A inveja é insidiosa, lenta e fatal é o Monstro do Título, o ciúme também ! Um trecho do Terceiro Ato de Otelo, Iago fala : " Oh, tende cuidado com o ciúme. É um monstro de olhos verdes, que zomba da carne de que se alimenta." Os olhos verdes tornam o "Monstro" sedutor e mortal.

Pedindo licença ao Mestre Shakespeare, mas acho a inveja ainda pior que o ciúme. As pessoas invejosas, as vezes não sabem que são invejosas. Precisamos ter cuidado, quando a inveja se instala, a pessoa pode sugar toda a nossa energia. Quando consciente, os invejosos são psicopatas entre nós.

Decidido a separar o Casal, Iago começa a insinuar para Otelo que Cássio e Desdêmona seriam amantes. Cássio era um jovem bonito, era branco, Otelo sofria com o racismo, começou a duvidar do amor de Desdêmona. Coisas horríveis começaram a passar em sua cabeça. O ardiloso Iago, foi conseguindo minar  o romance, não demorou e Otelo se transformou.  Era consumido pelo ciúmes de Cássio !

Seu grande amigo, agora era o seu rival? Um lenço "plantado" no lugar certo, conversas ouvidas de forma errada ... foram a gota d'água.
Otelo totalmente tomado pelo ciúme, estrangula a bela Desdêmona, inocente ela morre sem saber ...
Os crimes cometidos através do estrangulamento, são terríveis ! Eles demonstram muito ódio.
Geralmente são fruto de vingança, violenta emoção ou doença mental. Muito Triste !

Amigos, Otelo descobre a verdade ! Ela era inocente, nada fez ! Uma mulher digna, morreu nos braços do seu grande amor. Assim a tragédia é consumada, Otelo usa o punhal, tira a própria vida. Pede perdão ao corpo inerte de Desdêmona e ali termina a sua existência.

Finda a Tragédia, fica a obra da inveja, ela foi o combustível para o ciúme de Otelo.

Otelo e Desdêmona, podem ser você e sua parceira (o) ... podem morar ao seu lado.
Podem ser o casal perfeito da rua, do bairro e da cidade.
Podem estar felizes neste momento, mas os Iagos existem ...
Parem e reflitam ! Quando deixarem de ser 1 e passarem a ser um 2 ...
Usem a sabedoria da Chave 2 : Pausa, gestação e reflexão.

Fiquem bem !







Nenhum comentário:

Postar um comentário