sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Festa da Carne e do Samba


O Carnaval tem a sua origem em uma festa Pagã, que era realizada na Grécia entre 520 e 600 a.C. Um culto de agradecimento aos Deuses pela fertilidade do solo e pela produção nos campos.
A igreja católica resolveu adotar a festa em 590 d.C , passou a marcar o "adeus a carne " ou "carne vale " dando origem ao termo "carnaval ". Durante este período era normal fazer festejos populares.

A festa do Carnaval surgiu na era Cristã, por causa da implantação da Semana Santa. Esta festa deveria marcar o início na quarta feira de cinzas da Quaresma ( período de privação e reflexão).
Quarenta dias depois a Semana Santa e o Sacrifício do Salvador.

A Terça - feira de Carnaval precisa acontecer 47 dias antes da Páscoa. Ocorre próxima da Lua Nova.

A mesma Lua, cuja a face oculta não vemos, ela nos traz esta festa. Uma festa que para muitos significa tudo, menos o anteceder de muito sacrifício.

A Quaresma deve ser um período de reflexão, mas infelizmente o Carnaval existe para que as pessoas se divirtam e nada mais. Este Carnaval de hoje está mais ligado a Festa Pagã , do que a festa Cristã.

Saturno está presente na festa Pagã ! Todos os cultos ao Deus Saturno, sempre acabam em bebedeira e orgias. Nas festas originais, eram feitos sacrifícios Humanos, depois os romanos prosseguiram com os rituais, mas sacrificavam apenas animais.

Sacrifícios de animais ou pessoas são comum em todas as festas Pagãs.
O Carnaval pode trazer coisas ruins, como brigas e acidentes. Tenham cuidado !
Este ano ele está acontecendo em dias complicados.

O Carnaval não precisa ser apenas uma festa. Sem "bússola" aproveitamos o que esta festa Pagã tem de pior ? Claro existem coisas boas no Carnaval, mas sempre conseguem estragar.
Minha querida Mangueira é uma delas, mas está tudo tão corrompido que já não reconheço a minha escola. Aniversário de 100 anos do Jamelão ( alguém que conheci ) e a Mangueira não fez dele o seu Enredo ? Não pode fazer, a escola está cheia de dívidas e precisa fazer Enredos "Comerciais" . Uma pena, mas é isso.

Já contei aqui que desfilei na Mangueira, a concentração é uma bagunça, vamos nos organizando junto com os diretores de harmonia. Vamos andando e de repente a curva ... se abre então uma avenida colorida de gente ! Uma das maiores emoções da minha vida, ver a multidão saudando a "Manga"! Depois é adrenalina pura durante o desfile, melhor que isso só um gol do Botafogo.

O carnaval atual é feito para turistas, que querem ver o povo da minha cidade ser feliz. Como para ser feliz, bastasse apenas vestir a fantasia ... nas estradas, nas ruas, a bebida e a falta de responsabilidade, as vezes me lembram a velha festa ao Deus Saturno.

Sacrifícios humanos são oferecidos nas estradas durante a festa da "Carne " .

Amigos, tudo pode no Carnaval ? Vestimos a fantasia e tudo pode ? Depois teremos quarenta dias de sacrifícios até a Semana Santa, ou vamos apenas comer chocolate depois ? Uma vibração diferente está no ar neste momento. O Carnaval pode servir para recarregar nossas "baterias" , mas pode também nos lembrar, que o Sagrado e o Profano andam juntos e misturados no País do Carnaval.

Desculpem o desabafo, mas somos amigos. O Carnaval precisa ser mais que mulheres
semi-nuas e um sem fim de Carros Alegóricos e Fantasias. Precisa ser a volta a infância, quando era lúdico ser outra pessoa, não ser destrutivo ou perigoso. Precisa ser feliz, nada mais!

Bom Carnaval a todos ! Juízo ! Depois do Carnaval é preciso que a vida continue ...

Luz para a Verde e Rosa em seu desfile !

Fiquem Bem !




Nenhum comentário:

Postar um comentário