quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eu, Você e a Venezuela



Um País lindo! Reza a lenda que Américo Vespúcio ficou tão encantado, ao explorar a costa do País, que ele se lembrou da sua querida Veneza. Batizou aquelas terras de Venezuela (pequena Veneza).

O que está acontecendo na Venezuela ? Acredito em Ciclos, nossa vida é vivida assim, eles passam e depois tornam a voltar. A Venezuela, era um País de economia tranquila, até porque tem Petróleo, pertence a OPEP. Acontece que as várias crises econômica desde 2002, abalaram a economia mundial.
A Venezuela me parece, que não se preparou, para o estouro da "bolha" econômica.

O Brasil me aparece no mesmo caminho, se não se cuidar, podemos ser a Venezuela amanhã.

A Venezuela, adotou um Regime Democrático, mas Populista, através de ações sociais, o Governo Chavista criou uma base eleitoral muito fiel. Ela é formada pelas classes mais pobres, através de financiamento de casas e eletrodomésticos entre outras coisas. Aliás, nós conhecemos bem essa prática.

O problema nas práticas populistas, é que se deseja a perpetuação no poder, cria-se a "Ditadura do Proletariado" . A Classe Média fica ali no "limbo"  sabe que não está certo, mas nas urnas, não consegue mudar a situação. Um circulo vicioso é criado, nas urnas os populistas sempre vencem.

O que deveria acontecer, seria os debates de idéias, tentar explicar a população que a repetição do poder não é produtiva. A vida política cria vícios, uma renovação deve sempre acontecer.
Como explicar as pessoas mais pobres, que seus "privilégios" não vão acabar ?

O que de mais grave está acontecendo, neste momento na Venezuela e o desabastecimento. Estão faltando coisas básicas, como papel higiênico!? O País está mergulhado em uma inflação, já que a sua economia esteve durante anos sendo muito mal conduzida. Não bastasse isso, o Governo Chavista se aproximou de Cuba, se afastou dos Estados Unidos. Os Estados Unidos é um parceiro importante para qualquer País, até a Rússia e a China, sabem disso.

Acredito que é gravíssimo, o que acontece neste momento na Venezuela! Pessoas estão sendo proibidas de se manifestarem democraticamente. O Governo do atual Presidente, me parece uma figura despreparada, usa de violência contra os seus opositores. As mãos de ferro usadas pelos Governos Totalitários, só fazem criar mais revolta, o caminho é sempre a Revolução.

Os Jovens estão nas ruas, garantem que só vão sair, depois de derrubar "Maduro" que já está sem sustentação política.

Sinto muita tristeza, com essa omissão do Brasil, logo "eles" que sofreram com a Ditadura de Direita.Agora se calam para uma Ditadura de Esquerda, atrapalhada e sem futuro.

Quando tenho notícias, que o meu País nada faz ...
Tenho vergonha da minha Pátria.
Lutar pela liberdade e a democracia, deveria ser essa a missão do Brasil.
Meu País é verde e amarelo, o vermelho eu já não aguento mais.


Fiquem bem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário