quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Made in Japan




Era uma manhã comum, preguiçosa, na linda Hiroshima . . . lá no céu um avião cortava o céu da cidade, que acordava . . .
O avião carregava uma bomba, mas não era uma bomba comum! Seria o mais perto que o homem poderia chegar das profundas do inferno? Era uma experiência, uma novidade terrível, depois daquele dia o Japão começaria a morrer, o incrível é que um novo Japão nasceria depois.

Bum! Um cogumelo de fogo e o vento mortal, a radiação, a dor e a morte. Quem sobreviveu a explosão nuclear, nunca mais esqueceria aquele cenário, ficaria marcado também para sempre.

Pessoas queimadas, andando pelas ruas, parecendo zumbis. As milhares que correram para o rio e tiveram que dividir a água com os cadáveres, muito sofrimento. Não bastasse todo esse sofrimento, depois seria a vez de Nagasaki, outra cidade passaria pelo mesmo inferno . . .

Nenhum outro País no Planeta, sofreu um ataque nuclear, apenas o Japão sentiu o que é ser dizimado.
O famoso orgulho Japonês, foi reduzido a escombros e cinzas, eles não sabiam o que era aquilo.
Foi o próprio Japão quem atacou primeiro, afundou vários navios Americanos em Pearl Harbor. Depois deste ataque só restou a América entrar na Segunda Guerra! Acredito que a participação efetiva Americana, decidiu a Guerra na Europa e principalmente no Pacífico.

No passado o Japão tinha se metido em várias guerras, principalmente contra a China, um conquistador implacável. Acredito que os Americanos lançaram as bombas por puro desespero, já que a Guerra no Pacífico ficava cada vez mais sangrenta.

O Japão de joelhos não tinha outra escolha, precisou se render, o próprio Imperador pediu que todos colaborassem com os Americanos. Depois de milhares de anos de batalhas e conquistas estava o poderoso Japão dominado por um País jovem, ferido no coração, humilhado.

O Carma do Japão veio com força! Durante milhares de anos o Japão foi um péssimo vizinho. Arrumou briga com a China duas vezes, aliás a China sofreu muito nas Guerras contra o Japão.

Acabou o Japão? Poderia ter acabado, como o Paraguai que depois de sofrer com uma Guerra, nunca mais foi o mesmo. Sim, antes da Guerra do Paraguai, ele era uma potencia dentro da América do Sul.

O Japão se reinventou, resolveu apostar na educação, sua tecnologia domina o Mundo até hoje. Durante várias décadas, depois da Guerra, cresceu e cresceu! Apostou não mais nas conquistas de território, mas na conquista do mercado consumidor. Uma ilha no Pacífico, que está entre as cinco maiores economias do Planeta!

Um exemplo de superação! Esse é o Japão moderno, um exemplo de como se faz a tal da "limonada".
Que limão azedo deram para o Japão, mas ele se virou muito bem!

Espero que quando você estiver pensando que não adianta, não tem jeito ...
Espero que você lembre do Japão, dos Japoneses, do seu destino.
Como foi possível recomeçar, depois dos corpos mutilados, das cinzas nucleares ...
Made in Japan!


A paz fez um mar da revolução 
Invadiu meu destino; 
A paz como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz 

    A Paz - Gilberto Gil 


Fiquem bem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário