sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Triste Destino das Garotas do Rádio


"Prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar ... "  Fiquei sabendo desta história de terror quando era bem pequena. Fiquei impressionada! Uma história de ganância e muita dor, agora vocês também vão saber.

Nossa história começa em 1898 a famosa cientista Madame Marie Curie, conseguiu isolar o Rádio em estado puro, estabeleceu definitivamente a sua condição de elemento químico. Inegável a contribuição de Marie para a ciência, mas infelizmente a luminosidade deste elemento, causou um rastro de sofrimento e morte.

O Rádio era tão perigoso, mortal, que Marie morreu de câncer e até hoje suas anotações, colocam em risco quem delas se aproxima. Não se tinha na época, o conhecimento do que este elemento, poderia fazer ao corpo humano.

Após a descoberta de Marie Curie, o exército americano descobriu a propriedade do Rádio de brilhar no escuro, quando misturado com sulfeto de zinco. Passaram a extrair o Rádio de um mineral chamado carnotita e assim produzir a maior patente de tinta luminosa, radioativa e mortal da história: O Undark.

Era o ano de 1917, o Undark era usado para pintar velocímetros e relógios em geral, para a visão noturna. Uma inocente pintura, que fascinava pelo brilho noturno.

Uma empresa localizada em Orange, Nova Jersey, ficou encarregada de fabricar e distribuir o novo pigmento.

Assim mulheres foram contratadas para pintar com um pincel, sem nenhuma proteção, usando o pigmento mortal. Os pincéis eram levados a boca ! Dentes foram pintados ! Uma tristeza .
Vestidas com uniformes comuns, quando se estivessem vestidas com roupas de chumbo, mesmo assim não estariam seguras.

Uma covardia o que aconteceu ! Assim uma após a outra, foram ficando doentes. Os dentes caiam, tumores horríveis na face! Mulheres deformadas com tumores desconhecidos.
Os responsáveis por tanto sofrimento, não aceitavam a sua responsabilidade.

Depois de uma batalha judicial, foram humilhadas publicamente, elas conseguiram vencer e algumas conseguiram receber indenizações. Lutaram ! A fábrica dos horrores foi fechada.
 Quantas mais morreriam, se nada tivesse sido feito ?

A grande maioria fez a passagem antes, foram usadas e descartadas, um crime terrível foi cometido.

Queridos, uma história muito triste, mas resolvi contar por elas. Mulheres que mais uma vez pagaram por sua inocência. As Garotas do Rádio, mudaram as relações de trabalho na América, mais respeito entre o empregador e o empregado.

Elas não sofreram em vão, foram enterradas em caixões de chumbo ...
Para não esquecê-las jamais, seus restos mortais vão brilhar para sempre.
Que elas brilhem e nos iluminem com a sua coragem !
Elas nos fazem lembrar, como pode ser cruel a raça humana.

Fiquem bem !





Nenhum comentário:

Postar um comentário