quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O Sagrado e o Profano



Olá! Depois de uma semana horrível com tantos acontecimentos trágicos, o mês 11 que deveria ser 9 ( leia o Post : Agosto é o mês do Desgosto?) vai se despedindo. Estou em pleno Inferno Astral, então o mês de Novembro nunca é bom, para essa sua amiga.

O 9 traz altos e baixos, coisas boas e muito ruins, podem acontecer neste mês 11! Desculpem insistir, mas o 11 tem quase o mesmo efeito : Grandes realizações e grandes desafios.

O mês de Novembro (9) nos prepara para o Dezembro (10) uma virada para um outro ciclo. Quem sofreu neste final de ciclo, vê no 10 a chance de melhoras. Não é o que acontece, durante as festas de fim de ano? As pessoas fazem simpatias e afins, para ter um ano próspero?

Talvez essa energia do mês que fecha o ano, ela é tão grande que inconscientemente fazemos estes rituais de passagem. A grande pergunta é : Esses "rituais" são sagrados ou profanos?

Entre os vários costumes de final de ano espalhados pelo mundo, uma coisa é comum entre os cristãos, sacrificar milhões de animais.  Alguns vão dizer : "- Ok! São animais, estão neste mundo, para servir de alimento." Tenho um Post aqui, sobre os Essênios ( Post : A Verdadeira Doutrina de Jesus) . Sabiam que eles eram contra, comer carne de qualquer animal? Então esse ritual, essa "comilança" no natal é sagrado ou profano?

Profano vem de longe do sagrado, aquele que desafia, renega o sagrado. O sagrado vem do culto das divindades, das coisas ligadas aos santos. Então acredito que o Natal, com toda essa orgia capitalista e o consumo de bebidas e carnes, parece mais com uma festa Pagã!

Reza a lenda que o natal é na verdade uma cópia da Saturnália, uma festa pagã romana para Saturno. Ela acontecia no período de Dezembro, é muito parecida com o natal de hoje em dia!
Você sabia?

A árvore, o presépio, a guirlanda são coisas positivas, elas sinalizam que ali mora um cristão. Todas essas coisas estão no quesito sagrado, mas na verdade são pano de fundo para o "vil metal" : Os presentes. As coisas simples, já que o jovem marceneiro era simples ... infelizmente os presentes e o consumismo tomaram conta do Natal, existem ainda a matança de muitos animais, a bebida ( essa parte é pura "Saturnália")

No Continente Norte faz muito frio, então temos muitas luzes, essas luzes servem para iluminar as mentes? Acredito que não : "Feliz Natal! Depois tudo volta ao normal ... "

As lições, que este jovem senhor que se chamava Jesus deixou, eram tão claras sobre amor ao próximo. Tolerância? Tolerar é "suportar" o outro, respeitar o seu Universo. Se conseguíssemos isso, nos outros dias além do Natal? " Feliz Natal!" Seria uma constatação e não apenas um desejo.

O profano que outrora, foi punido pela igreja com a fogueira, hoje parece uma tolice? Sabiam que a Bíblia era toda em latim, assim deveria ficar, traduzir a Bíblia era blasfêmia punida com a morte?
Quantos foram queimados por esse motivo, perderam a vida por um capricho?

Hoje em dia, temos várias traduções da Bíblia, os vários livros estão lá. Infelizmente as mensagens contidas na Bíblia ( acredito que é um livro poderoso, principalmente no aspecto numérico) ficam lá para poucos. Que tal na noite de natal, ler alguma coisa para a família? Pedir pelos que não podem ter uma mesa farta, nesta noite? Pelos que sofrem?

O Sagrado e o Profano andam juntos ...
A maioria é inocente, não faz por mal, apenas repete um ritual ...
Que seus filhos e os filhos dos seus filhos, vão repetir.
Assim sendo, o Feliz Natal será sempre um desejo ... não uma certeza.


Fiquem bem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário