quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Tragédia do Maracanã


A palavra Tragédia vem do Grego é uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolve um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a Lei, os Deuses, o Destino ou a Sociedade.

A segunda Tragédia que acontece aqui no Blog é a do Maracanã, a primeira foi a do Botafogo.

O Maracanã fica em um lugar central, no Bairro de mesmo nome, aqui no Rio de Janeiro. Ele está situado bem perto do local onde eu moro, fica tão perto que nos dias de jogos era possível ouvir a multidão gritando. A torcida do Flamengo cantando o famoso "xororô " , pegando no pé da minha torcida. Ouvia também os shows ! Muito perto mesmo.

Meu pai costumava, "armado" de uma almofada , ir a todos os jogos do seu Flamengo. A caminhada era rápida ! Eu me lembro que era muito bom chegar cedinho, ficar ali nas cadeiras olhando aquela beleza de Estádio. Meu pai contava as suas histórias sobre o Maracanã, do "Maracanazo", Pelé e Garrincha ! Enquanto o tempo passava, as pessoas chegavam e o Gigante despertava, antes do jogo começar.

Meu Pai , fez de tudo para eu ser da Turma da Gávea, mas eu fiquei mesmo foi com a Turma do Humaitá.
O Maracanã faz parte da minha história, da minha vida. Acredito que ele faz parte da vida de muitos cariocas, brasileiros e de todos os que gostam de futebol.

Depois de muitas obras, de muito dinheiro gasto, veio o golpe de misericórdia ... mataram o Maracanã!
Mataram sim ! O Estádio da foto aí em cima acabou, vai nascendo um novo Maracanã, com camarotes, cadeiras de alto luxo . Um Maracanã de 1 bilhão ! Vai ser um Estádio Moderno, High Tech , talvez um grande teatro para poucos! Perto de um rio mal cheiroso e um entorno pobre e degradado ... depois o Célio de Barros e o Parque aquático Júlio De Lamare ( todos recém reformados ) também serão demolidos ?!

Depois de concluído, o Maracanã será arrendado, o nosso Maracanã será de alguém ?! Parece que será uma ação entre amigos, mais uma vibração negativa para a Copa e a Olimpíada no Rio de Janeiro.
Um imã de confusão, está se transformando essa busca desenfreada pelo "vil metal". Quem leu o meu Post sobre a Maldição do Dinheiro, sabe o que vai acontecer com essas pessoas.

Um famoso dirigente da FIFA, disse certa vez : " O Maracanã deveria ser demolido ! "  Muitos se indignaram, protestaram, escreveram ... não conseguimos evitar, aconteceu !

Meu pai não está mais por aqui, o seu Maracanã não existe mais, vou sentir agora saudades dos dois.
Deviam ter preservado o Maracanã ! Deviam ter construído esse "Estádio da FIFA" em outro lugar! Respeitando as torcidas e a população.
Como uma maldição, depois daquela Copa perdida em 50 , o Maracanã poderá se vingar ( A Lei do Retorno ).

A Tragédia do Maracanã são os governantes do meu Estado, que vão vendê - lo depois de "pronto", por 30 moedas. Desculpem se o meu texto parece piegas e exagerado, mas assisto de perto o "estupro" do Maracanã. Operários martelam minhas lembranças e minha crença na política dos homens.
Nada posso fazer, estou sofrendo, então fica aqui o meu desabafo.

"O Mundo é um lugar perigoso de se viver , não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "

                                              Albert Einstein 

Fiquem bem !



Nenhum comentário:

Postar um comentário