sábado, 1 de março de 2014

Minha Mangueira ...



O carnaval vem de uma tradição pagã, uma homenagem ao Deus Baco, orgias e muita bebida aconteciam em seu nome. O carnaval é na real a festa da "carne" , vale tudo ... até homem com homem e mulher com mulher.

Depois de anos passados, o Carnaval no Rio de Janeiro, virou uma festa quase restrita a avenida com nome de um Marquês. Lembro que antigamente, eram construídas arquibancadas, em cima do Canal do Mangue. O Governador Brizola decidiu fazer um local só para os desfiles, uma obra foi feita, acredito que ajudou muito no crescimento do espetáculo.

Os Blocos estão voltando, o Carnaval de Rua é mais democrático, é muito pouco o Carnaval ficar restrito apenas ao "Sambódromo".

Lembro do famoso Super Campeonato da Mangueira, com o Braguinha, a Manga foi e voltou!?
Acredito que isso nunca mais vai acontecer, quem viu não esquecerá jamais!

Desfilei na Mangueira duas vezes, coração acelerado no esquenta da Escola, emoção total!
Glória Maria a jornalista, era só sorrisos, mas o importante era a energia que nos unia.
Jamelão dando as suas "broncas" , arrumando a harmonia da Escola : "- Chegôôô a Mangueira Chegôô!"

Minha ala no meu primeiro desfile, era no meio da Escola. No segundo desfile, ficamos atrás do Abre Alas. Assisti a comissão de frente se arrumar, já dentro da avenida a sensação é outra. Na Sapucaí existe uma curva, quando se fica nas Alas distantes, depois de uma caminhada por uma rua estreita, você faz a curva e de repente, você vê aquela maravilha! O primeiro setor das arquibancadas, as bandeirinhas da Mangueira, o povão se levanta .... é a Mangueira!

Porque a Mangueira ? Sei lá, moro aqui em Vila Isabel, tinha um saudoso amigo o Cícero, que tocava na Bateria da Escola . "Cicinho" me levou até a casa da Dona Neuma ( saudosa Dona Neuma, era muito conhecida na Mangueira) Conheci a Dona Neuma, conversei com ela na sala da sua casa, me tratou muito bem, assim eu me apaixonei pela Manga.Conheci as pessoas, o coração da Escola.

Sou Botafogo! Imagina fazer, o que fez a gandula Fernanda? Dar um passe, para um gol do Fogão?
Ali naquela madrugada, fantasiada de africana, eu me senti responsável pelo destino da minha Escola.

Eu era um pontinho no "mar" verde e rosa, como era longa aquela avenida!
Terminei aquele desfile cansada, a Mangueira não venceu, mas voltou para o desfile das campeãs.Aliás, sou pé quente, nas duas vezes eu desfilei novamente.

A Mangueira passou por um período muito ruim, enredos muito comerciais, alegorias com acabamento de péssima qualidade ( em certo desfile, esqueceram uma escada no alto da alegoria!?) muita gente de fora da comunidade. Ilustre Mangueirense, Beth Carvalho se afastou da Escola!

Uma Mangueira cheia de dívidas, foi o que recebeu o atual Presidente.
Tenho muito respeito pela atual Carnavalesca da Escola, Rosa Magalhães é mestre na arte do carnaval. Acredito que a Mangueira vai surpreender!

Outra Escola, que vai surpreender positivamente também, será a Portela!

É carnaval ! Uma pausa na rotina, alguns se entregam a folia, outros fazem retiros espirituais.
Depois o ano finalmente vai começar ...
No meu Carnaval, a minha emoção, veste verde e rosa.

Ótimo Carnaval!
Fiquem bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário