terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Sonho Olímpico do Brasil


O Brasil está agora entre os países mais influentes do Planeta, ele agora caminha junto da China, Estados Unidos e Rússia. O Brasil quer ser reconhecido também mundialmente, como um país de conquistas nos esportes em geral. O Atletismo, natação e o judô são esportes em que já tivemos campeões mundiais.

Atualmente o Brasil tem participado em Olimpíadas e Mundiais de maneira discreta, alguns atletas conseguem vitórias incríveis, mas infelizmente não são muitos.
Apenas nas competições Sul Americanas, o Brasil se destaca no cenário esportivo.

O caminho para o desenvolvimento dos esportes em geral é a massificação ( nas escolas, clubes e associações) depois os melhores são levados para o treinamento de alto nível.

Sonhando com grandes conquistas, o governo do Brasil abriu os cofres, um banco está investindo muito dinheiro. Não acontece mais o que acontecia, jovens atletas sem patrocínio, hoje eles podem receber entre 20 e 100 mil reais mensais, em ajuda de custo para treinar e se preparar em alto nível.
Tenho uma formação universitária feita entre muitos atletas, eu mesma cheguei a competir, era muito complicado sem apoio. Agora eles são tratados muito bem, mas os resultados não vem?

Será que o problema agora é dinheiro demais, sendo empregado no lugar errado?

Eu acabei de assistir ao Campeonato Mundial de Atletismo, realizado na Rússia, o Brasil participou e não ganhou nem uma medalhinha sequer !? Com tantos dirigentes e atletas presentes, nós fomos piores que a Colômbia? Nada contra a Colômbia, um país de tradição no Atletismo, mas este país não está organizando uma Olimpíada! Vejam o PIB da Colômbia, será que os atletas lá recebem o mesmo que os nossos? A Colômbia ganhou o ouro, justamente no salto triplo, onde o Brasil tinha uma atleta com condições de medalha, mas infelizmente não venceu .... depois era sempre o mesmo discurso : " Uma pena, mas eu dei o meu melhor, vou continuar treinando e .... "

Sei não, quando eu competia, ficava muito irritada quando perdia! Não gostava de perder, perdia e vencia, mas me conformar com a derrota nunca. Atletas Brasileiros conformados, alguns até davam entrevistas sorridentes!?
Eu me perguntava : " Será que eles sabem, que a Olimpíada será aqui ? "
Estamos vivendo o Ciclo Olímpico, ele termina com a Olimpíada no Brasil em 2016.

Tenho vários Posts aqui, em que alerto que a Olimpíada e a Copa, são eventos que vão acontecer em um momento de dificuldades. 2014 será um ano 7 ( cuidados com acidentes) vamos fazer a Copa.
2016 será um ano 9 ( altos e baixos, término de uma situação) pode também trazer problemas.

Será que os resultados deste Mundial de Atletismo, muito fraco para um país que vai sediar uma Olimpíada, não é um sinal de alerta ? Parece que o Brasil está errando no Planejamento, infelizmente agora é tarde, serão esses mesmos .... espero que tenham mais vontade aqui no Rio em 2016.

Todos os países que sediaram Olimpíadas, tiveram uma participação honrosa. A Inglaterra foi um exemplo, hoje já está entre os grandes!

O que esperar do Brasil? No revezamento 4 x 100 , a atleta que fecharia a prova pelo Brasil foi trocada justamente na final?! O resultado foi a queda do bastão (foto do Post)?! Foi uma fatalidade? Não ! Um erro grosseiro, falta de treinamento, descontrole, planejamento ruim. A prova em questão é de puro sincronismo, ela não permite improvisos.
Uma pena, mas seria importante uma medalha neste Campeonato Mundial, seria o mínimo para um país que pretende ser grande no cenário esportivo mundial.

Dinheiro existe, patrocínio existe, atletas com capacidade também, então é preciso que todos entendam que em 2016 os olhos do Planeta estarão voltados para o Brasil. Nas Olimpíadas são disputadas, mais de 20 finais de Campeonatos Mundiais no mesmo evento.

A Olimpíada no Rio em 2016 será uma festa grandiosa, se vamos apenas participar, que seja com honra.

Fiquem bem !


Nenhum comentário:

Postar um comentário